terça-feira, 26 de junho de 2012

O kuduro é o novo pimba? O Nel Monteiro responde

.
Há há algum tempo que andava para escrever sobre as ligações portuguesas ao kuduro, mas não estava particularmente interessado em reflectir sobre a) a forma como esse ritmo ultra-libidinoso nascido em Angola foi globalmente popularizado por um luso-descendente baptizado Luís Filipe Oliveira, cujo alter-ego artístico, Lucenzo, produziu o hit internacional “Vem Dançar Kuduro”, nem b) bandas que têm levado este género musical a outros patamares criativos (Buraka Som Sistema, Batida ou Throes+The Shine) — tudo isso é chão que já deu uvas.

A minha ideia passava mais por olhar o modo como alguns artistas da música popular portuguesa andam a inspirar-se no continente africano. Quando, há poucos dias, perdi o concerto que Nel Monteiro (autor da irresistível “Kuduro é Que é Bom”) deu nos arredores da Ericeira, acabei por ganhar um CD autografado e um endereço de email do recordista de cassetes vendidas neste país. E foi essa a faísca que me fez meter mãos à obra.

Liguei para casa do Nel Monteiro, née Manuel Teixeira Monteiro, que muito amavelmente respondeu a algumas perguntas sobre este fenómeno, aproveitando ainda para compilar algumas pérolas que cruzam África com o Portugal mais profundo.
.
Link para o artigo integral, publicado originalmente na Vice.

Sem comentários:

Enviar um comentário