segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Indiscreto Charme Chunga da Espiga

Se te lembras do Dia da Espiga, então é porque não foste ao Dia da Espiga.


 Fenómeno: na Espiga há sempre um carro que se enterra na areia em intervalos de 15 minutos.

O Dia da Espiga acontece sempre numa quinta-feira, quarenta dias depois do Domingo de Páscoa, e, como noutras datas, confundem-se os significados pagão (ligado ao culto da fertilidade, a passagem dos rigores do Inverno para a bonança estival) e religioso. Manda a tradição que neste dia os jagozes (aka nativos da Ericeira) se juntem à volta de diversos petiscos bem regados com tinto carrascão e a cerveja de eleição. De há uns bons anos para cá, os mais jovens reúnem-se logo na noite de quarta-feira, sobretudo na Foz do Rio do Lizandro, onde acampam até as energias deixarem. Se tradicionalmente neste dia se ia ao campo colher um ramo formado por espigas de cereais e flores, o que acontece na prática é uma aglomeração impressionante de gente com enorme vontade de comer e beber até cair.

O que se diz sobre os anos 60 é, de certo modo, aplicável ao Dia da Espiga: se te lembras de muitas coisas, então é porque não o viveste e, de facto, uma das poucas lembranças que guardo dos primeiros anos da Espiga é a de cambalear enquanto perseguia o Paulo Gonzo e a Sofia Aparício, num daqueles raros momentos em que se recupera a consciência e se consegue perceber o que está a acontecer, no meio de uma bebedeira monstra. O aspecto patético desta perseguição freak não pode, mesmo assim, ser aproveitado por ninguém porque todos à volta estão normalmente em estado equivalente ao teu ou pior.

A Espiga é uma celebração tóxica muito democrática. A sua beleza passa também por aí: ninguém pode gabar-se de ser a pessoa que acorda com a aparência mais digna e agradável. Os sinais de desgaste e excesso são mais ou menos constatáveis em todos. Não há glamour que resista à Espiga e as seguintes fotos revelam isso também.


Link para o artigo integral realizado em conjunto com Miguel Arsénio e publicado originalmente na Vice.

Sem comentários:

Enviar um comentário