sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Obras Avançam em Ribeira d’Ilhas


 Demolido o Ribeira Surf Camp nos finais de Outubro, prosseguem as obras de requalificação da emblemática praia. Como se vê pelas fotos, esta quinta-feira decorreram trabalhos de execução das fundações para a infraestrutura projectada e que tantas críticas tem suscitado.

 O impacto negativo desta construção na paisagem é, precisamente, um dos pontos focados pelo comunicado que a SOS – Salvem o Surf emitiu recentemente. Após comentar que “a bitola do surf e dos desportos de deslizamento nas ondas deveria ter sido considerada” quando da avaliação de impacto ambiental do Plano de Pormenor de Ribeira d’Ilhas, esta associação deixa outros exemplos de situações que deveriam ser reavaliadas (tais como os impactos negativos da instalação do emissário da ETAR na qualidade da onda ou da extinção do Ribeira Surf Camp na cultura de surf local) e ainda um rol de medidas a tomar no âmbito da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

 A propósito da demolição do Ribeira Surf Camp e das restantes obras da requalificação de Ribeira d’Ilhas, falámos com José Bizarro e Luís Duarte. Sobre o atraso na demolição do surf camp, cuja tomada de posse administrativa data de 30 de Julho, o vereador da Câmara Municipal de Mafra (CMM) explicou que as obras não se iniciaram em Setembro – como era previsto – porque faltava obter o devido visto do Tribunal de Contas. O autarca reafirma que a obra deverá estar concluída em Maio de 2013, “cumprindo o prazo de execução previsto para os financiamentos implicados”, assegurando também que todas as intervenções decorrem de forma faseada e planeada, “de modo a garantir, a todo o momento, o acesso dos utilizadores à praia e ao estacionamento”.

 Já os expropriados não foram surpreendidos pelos recentes desenvolvimentos, tal a falta de confiança depositada na Justiça e políticos de Portugal. Luís Duarte afirma que não foram contactados pela CMM, desconhecendo por exemplo para onde foram levados os bungalows removidos durante a demolição. Ainda assim, este sócio do Ribeira Surf Camp continua convicto de que serão ressarcidos pelo roubo de que foram alvo e promete continuar a lutar nos tribunais e fora deles.

 .
Artigo publicado originalmente no site da Surf Portugal, mais precisamente aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário