quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bad Brains estreiam-se em Portugal

.
Os Bad Brains, míticos pioneiros do punk hardcore – e sua fusão com sonoridades de Jah –, devem estrear-se brevemente em Portugal, por ocasião da primeira edição do Killer Fest. Os norte-americanos são o nome mais sonante deste festival, que se vai realizar nos dias 1 e 2 de Setembro no Parque de Campismo Municipal de Penacova, nas margens do Rio Mondego. Além dos autores de discos seminais como Rock For Light ou I Against I, que tocam no dia 2, depois das actuações de Undersave, War Pigs e Gargula, estão já anunciados concertos de Cephalic Carnage, Crystal Viper e Nuklear Infektion para o dia 1. 
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

A Feromona lança Aquelas Três

.
Aquelas Três dão pelo nome de "Sábado à Tarde", "1991" e "Ché Guevara Eunuco"; e formam o novo EP da banda dos manos Armés (Diego e Marco), Bernardo Barata e João Gil. Após o LP Desoliúde, de 2010, qual a razão para publicarem um EP, perguntarão alguns; Diego Armés, o frontman, começa por dizer que "Optámos por editar aquelas três porque fazer um disco é um processo muito injusto. Perdes dois anos da tua vida a elaborar um objecto que depois só vai ser conhecido superficialmente. Como tínhamos estas prontas e surgiu a oportunidade para gravarmos numa altura em que estávamos parados, decidimos avançar para ver o que acontecia". E prossegue o raciocínio com uma ideia que espelha o ar dos tempos: "O disco é um objecto de colecção. Se calhar faz mais sentido ao fim de três EPs e um single ou dois fazeres uma recolha, uma antologia, que defina um período. Assim, quem o quiser coleccionar, arrumadinho e completo, terá a sua oportunidade. Hoje em dia acho que faz mais sentido editar mais vezes, menos músicas de cada vez, até porque as bandas são consumidas a alta velocidade". Para consumir a alta velocidade (mas repetidamente) são Aquelas Três, já disponíveis, de forma graciosa, no bandcamp e na soundcloud da Feromona. 
.
Publicado originalmente no Bodyspace, aqui mais concretamente.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um belo par de chifres

.
Já tínhamos dado nota da festa comemorativa do segundo aniversário da editora Chifre, que tem lugar amanhã no Ritz Clube, com concertos (David Pires, Diego Armés, Anarchicks, TV Rural e Capitão Fausto) e DJs da Rádio Radar e da Vodafone.fm. Agora fazemos um trocadilho irresistível e mostramos o vídeo promocional do evento. Aproveitamos também para informar que na festa estará disponível um disco recuerdo da Festa Chifre, edição especial, em jeito de versão abreviada dos concertos da noite. O preço? É à vontade do freguês, a partir de 1 euro. A entrada para a noite festiva custa € 10,00, sendo que a totalidade dos lucros será investida em novas edições, videoclips, apoio às bandas, etc, permitindo à Chifre continuar a ser uma editora independente na mais genuína acepção da palavra.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Em Loulé, este fim-de-semana

.
É já sexta e sábado (dias 29 e 30 de Junho, portanto) que decorre a 9ª edição do Festival Med, um dos mais importantes certames de World Music realizados em Portugal. Serão dois dias com actuações divididas por três palcos (Matriz, Cerca e Castelo) e muita música para ouvir. Os destaques são mais que muitos: PAUS, Cheikh Lô, Throes + The Shine, A Curva da Cintura (com Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Toumani Diabat), SMOD (no dia 29); Norberto Lobo, Jamaican Legends (com Ernest Ranglin, Monty Alexander e Sly & Robbie), You Can´t Win, Charlie Brown ou Boubacar Traoré, no dia 30. Para consultar o cartaz completo é ir ao site do festival; para ouvir um tema quentinho basta clickar no play aí em baixo.
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

O kuduro é o novo pimba? O Nel Monteiro responde

.
Há há algum tempo que andava para escrever sobre as ligações portuguesas ao kuduro, mas não estava particularmente interessado em reflectir sobre a) a forma como esse ritmo ultra-libidinoso nascido em Angola foi globalmente popularizado por um luso-descendente baptizado Luís Filipe Oliveira, cujo alter-ego artístico, Lucenzo, produziu o hit internacional “Vem Dançar Kuduro”, nem b) bandas que têm levado este género musical a outros patamares criativos (Buraka Som Sistema, Batida ou Throes+The Shine) — tudo isso é chão que já deu uvas.

A minha ideia passava mais por olhar o modo como alguns artistas da música popular portuguesa andam a inspirar-se no continente africano. Quando, há poucos dias, perdi o concerto que Nel Monteiro (autor da irresistível “Kuduro é Que é Bom”) deu nos arredores da Ericeira, acabei por ganhar um CD autografado e um endereço de email do recordista de cassetes vendidas neste país. E foi essa a faísca que me fez meter mãos à obra.

Liguei para casa do Nel Monteiro, née Manuel Teixeira Monteiro, que muito amavelmente respondeu a algumas perguntas sobre este fenómeno, aproveitando ainda para compilar algumas pérolas que cruzam África com o Portugal mais profundo.
.
Link para o artigo integral, publicado originalmente na Vice.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como peixe à beira-mar

.
Continuando a programação das Quik Sessions – Concertos à Sexta, a Boardriders Ericeira recebe no próximo dia 22, a partir das 22 horas, o duo Memória de Peixe, que trará à vila piscatória os seus loops de guitarra onde se pode encontrar uma mistura de funk, pop e soul. Para quem tem memória de curta duração, repetimos: dia 22, a partir das 22 horas. Com entrada livre.
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sementes para o novo disco de Primitive Reason

.
Os Primitive Reason vão lançar álbum novo, intitulado Power To The People, depois do Verão. E o primeiro single de avanço, “Seeds Among The Rain”, aponta para um certo regresso às origens da banda, com uma sonoridade que volta a privilegiar mais a fusão de sonoridades (ska com rock, principalmente) do que o peso tão patente nos últimos trabalhos. Power to the People será editado pela Kaminari Records – a label independente de Abel Beja e Guillermo de Llera –, sendo que a banda pretende co-financiar a produção do disco angariando a participação dos fãs no mesmo, através da plataforma de Crowdfunding nacional, o PPL, com acesso a vários tipos de packs exclusivos.
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Festival Novos Talentos FNAC’12 no São Jorge

.
O Dia Europeu da Música, que acontece a 21 deste mês, serve de arranque ao Festival Novos Talentos FNAC’12, que se prolonga até ao dia seguinte, sempre no Cinema São Jorge, em Lisboa. Durante esses dois dias será possível assistir a concertos de vinte e duas bandas. Para não estar a ser redundante - pois os nomes estão no cartaz -, adianta-se apenas que todos os projectos musicais fazem parte da edição do CD Novos Talentos FNAC Música, compilação editada pelo sexto ano consecutivo em parceria com Henrique Amaro, na direcção artística. Ao todo, são sessenta!! temas inéditos, de outros tantos criadores. Resta dizer que este CD triplo está à venda por 4€ e que a totalidade das receitas reverte a favor da AMI para o combate à infoexclusão.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

Entrevista - Diabo na Cruz

.
Diabo a sete
No ano da graça de 2012, os Diabo Na Cruz surgem com “Sete Preces” (o primeiro single) e outros tantos elementos: B Fachada ainda participou nas sessões de Roque Popular, gravado pelo núcleo duro composto por Jorge Cruz, João Gil, Bernardo Barata, Manuel e João Pinheiro, mas já não acompanha o grupo ao vivo. À sua saída corresponderam as entradas dos portuenses Márcio Silva e Sérgio Pires. E o sete, ao que parece, está a funcionar como um sinal de boa fortuna. Pelo menos é isso que decorre das audições do sucessor de Virou! e da confirmação que se concretiza no palco. Em estúdio e ao vivo voltam a afirmar-se como os genuínos jograis do roque popular, aprofundando o contraste entre o novo e o velho, numa fervilhante sopa da pedra onde apenas não há lugar para o preconceito. Jorge Cruz fala de tudo isto e de muito mais – como agricultura ou jams pimba –, sem se furtar a debater tópicos mais incómodos, sempre com observações acutilantes. Não é só o Nel Monteiro que tem mais tomates que o hardcore da Linha de Sintra.
.
Link para a entrevista integral, publicada originalmente no Bodyspace.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Groove 4Tet nas Quik Sessions

.
Durante o próximo fim-de-semana, boa parte das atenções estarão viradas para o Porto, onde o Primavera Sound promete quatro dias de emoções fortes; mas para quem não rumar à Invicta existem outras opções. Na sexta-feira, dia 8, por exemplo, a Boardriders Ericeira recebe os Groove 4Tet, que, como o nome indica, são um quarteto que faz do groove a ferramenta de eleição para trabalhar a sua música. Já têm colaborado com nomes como Mário Delgado e Filipe Melo, Selma Uamusse ou Bob da Rage Sense para abraçarem os universos do jazz, soul, funk e hip hop.
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ride here, Ride now

.
Já falham os elogios e adjectivos para DJ Ride. Títulos mundiais de scratch, actuações que nos deixam de rastos e discos onde mostra uma invulgar mestria na combinação de técnica e inspiração no que à fusão de sonoridades contemporâneas diz respeito. Enquanto Life In Loops - o aguardado sucessor de Psychedelic Sound Waves - não chega (consta que será editado em Setembro pela Optimus Discos), podemos ver o videoclip de avanço para “Here Before”, onde o prodígio das Caldas se faz acompanhar pela voz da formosa Sarah Linhares.
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Beach Boys lançam novo disco

.
No final do ano passado já tínhamos escrito que 2012 seria um ano bastante especial para os Beach Boys, com reedições, nova colecção de êxitos, um álbum novo de originais (o primeiro em vinte anos!) e ainda uma digressão mundial. Tudo a que os fãs têm direito, portanto, a propósito da comemoração dos 50 anos de carreira da mítica banda que nos faz sonhar com um endless summer. E daqui nada, no dia 5 de Junho, editam o novo álbum de originais, intitulado That´s Why God Made The Radio, precisamente o nome do primeiro single, que podem ouvir aí em baixo. E se quiserem espreitar um pouco mais, podem ouvir também o segundo avanço para o 29º trabalho de originais da banda norte-americana, que se chama “From Here To Back Again”. É só seguirem o link disponibilizado pelo site da Rolling Stone.
.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.