segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dez anos de Bodyspace no Lounge

.
O Bodyspace comemora dez Primaveras ao longo de 2012, e a passada sexta-feira, 25, foi dia de fazer a festa em Lisboa e encher o Lounge, nosso estimável compagnon de route ao longo dos últimos anos. Noite de farra rija, com os DJs Bodyspace a aquecerem a pista antes da entrada em cena dos grandes Youthless (devolvemos os parabéns) e a fazerem a ponte para o DJ Set de Mr. Mitsuhirato. Ponto alto da noite? O vibrante concerto de Youthless. E na memória de todos (e todas, inclusivamente das damas asiáticas que nos deram a honra de abrir a pista) ficará o mashup improvisado por um performer de ocasião, cuja identidade até hoje permanece desconhecida, durante a versão de “Heart Attack Man” com que os Youthless homenagearam Adam Yauch. Épico!, exclamaram vários. Só quem lá esteve sabe o que não perdeu. Mas quem não foi em Maio pode ir em Junho. Novidades em breve.
.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

PAUS: última chamada para Barcelona

.
O San Miguel Primavera Sound, que começa já na próxima quinta-feira (vai de dia 30 de Maio a 3 de Junho), fala português em dose dupla. Após a confirmação dos Linda Martini - que tiveram uma grande recepção no Ritz Clube na passada sexta-feira -, o cancelamento do produtor e MC EL-P abriu uma vaga, que será ocupada pelos PAUS. Dose dupla, portanto, para o baterista Hélio Morais, que tocará duas vezes no dia 31, data que conta com pesos-pesados do calibre de Refused, Thee Oh Sees, Mudhoney ou Black Lips.

Como nem toda a gente vai poder rumar a Barcelona (muitos estarão de olho no Optimus Primavera Sound, que se realiza no Porto daqui a nada – corre de 7 a 10 de Junho), aqui ficam outras datas e locais em que podem apanhar a banda da bateria siamesa, das teclas psicadélicas e do baixo colossal, sempre na boa companhia de You Can’t Win, Charlie Brown:

1 Junho: Teatro-Cine de Torres Vedras
14 Junho: Teatro José Lúcio, Leiria
15 Junho: Teatro Gil Vicente, Coimbra
16 Junho: Teatro Virgínia, Torres Novas
22 Junho: Teatro Aveirense, Aveiro
 .
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Diabo Na Cruz @ Ritz Clube

.
A dada altura do concerto, Jorge Cruz propõe uma espécie de sondagem à plateia, para saber quantos dos presentes já conheciam o Ritz Clube, que esteve uma boa dúzia de anos de portas encerradas por questões que não são para aqui chamadas. Como é natural, predominam os que pisavam pela primeira vez a histórica sala. Quando o Maxime encerrou, em Janeiro do ano passado, Victor Gomes (frontman dos seminais Gatos Negros) realçou que uma parte de Lisboa morre com o encerramento de casas como o Ritz ou o vizinho Maxime. Por isso, foi com emoção e expectativa que ontem me dirigi ao nº 57 da Rua da Glória, que continua a ter a companhia de bares como o Piri-Piri ou o Chuly Bar, embora sem o facelift nem o mega-hype (damos Graças a Nosso Senhor!) que transformou o Cais do Sodré numa espécie de Bairro Alto super-trendy, onde é possível encontrar turistas de meia-idade, tias de Cascais e lendas do desporto-rei que é o futebol. O Ritz ainda cheira a novo, mas a mística continua espalhada pela sua escadaria e nas galerias. 
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

Os bons filhos a casa tornam

.
Não, não estamos a falar da célebre Casa Ocupada da Praça de Espanha, mas do recém-reaberto Ritz Clube. Os próprios Linda Martini explicam a ligação às duas casas encantadas lisboetas: «Quando editámos o “Casa Ocupada”, muito se falou da Casa Ocupada da Praça de Espanha, pela nossa ligação à cena Punk/Hardcore do final dos anos 90. Mas essa ligação havia começado um pouco antes da Praça de Espanha e teve o seu pico numa sala de Lisboa que se chamava Ritz. Foi aí que praticamente nos conhecemos, nos concertos de X-Acto, Renewal, Sannyasin, etc. É portanto uma sala mítica no nosso imaginário; onde assistimos a concertos, formámos bandas, tocámos, partilhámos zines, cassetes, etc. Longe estávamos nós de imaginar que o Ritz reabriria em 2012, numa altura em que urge fazer-se uma reedição do “Casa Ocupada”. Pois, estas coincidências, aliadas à nossa vontade de voltar a tocar em Lisboa, só poderiam dar numa coisa: Vamos tocar no Ritz, no dia 25 de Maio! Vamos ter discos, t-shirts e amor para dar! Apareçam!»

Se não puderem ir ao concerto do Ritz Clube (afinal de contas, coincide com o Festão do Bodyspace no Lounge…), podem apanhar os Linda Martini em breve por outras paragens: 31 de Maio – San Miguel Primavera Sound, Barcelona, Espanha; 8 de Junho – Optimus Primavera Sound, Parque da Cidade, Porto; 17 de Agosto – Festival Bons Sons, Cem Soldos, Tomar.
 .
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reserva Capital - 2ª Parte


.
Podem ler toda a segunda parte deste artigo de fundo na Surf Portugal # 232, publicada em Maio de 2012.

Sérgio Godinho no 10 de Junho

.
Se um dos mais ricos patrimónios do nosso país é a língua, é de saudar que um dos seus grandes cultores seja convidado para participar nas comemorações do 10 de Junho. Sérgio Godinho vai apresentar um espectáculo único evocativo dos “40 anos de Canções” no Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. O concerto terá lugar na lisboeta Praça do Comércio, contando com a colaboração de vários convidados (como Jorge Palma, Manuela Azevedo, dos Clã, e os Virgem Suta) que se têm vindo a cruzar ao longo do rico percurso deste cantautor. Do repertório farão parte os temas que atravessam gerações e músicas do seu mais recente trabalho Mútuo Consentimento, editado em Setembro de 2011. Já amanhã estreia no TOP +, da RTP1, o vídeo de “Bomba-Relógio”, o segundo single para este álbum.
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dead Combo de malas feitas para Cannes

.
O Festival de Cannes começa hoje e os Dead Combo vão lá tocar no próximo dia 25, no âmbito da estreia mundial de Cosmopolis, realizado pelo canadiano David Cronenberg a partir do romance homónimo de Don DeLillo. O produtor português Paulo Branco convidou Pedro Gonçalves e Tó Trips a actuarem na festa de apresentação do filme, que compete pela Palma de Ouro em Cannes e conta com Robert Pattinson (sim, o mesmo da saga Crepúsculo) como protagonista e tem outros nomes bastante sonantes entre o elenco, tais como Juliette Binoche, Paul Giamatti ou Samantha Morton. A estreia comercial de Cosmopolis no nosso país acontece no dia 31 deste mês, dois dias após a respectiva antestreia, que terá lugar no Centro Cultural de Belém e deverá contar com as presenças de David Cronenberg, Don DeLillo e Robert Pattinson. 
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais originalmente aqui.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Exércitos de um Homem (ou uma Mulher) só

.
Entre a próxima quinta-feira (dia 17) e sábado (dia 19), tem lugar a segunda edição do Festival One Wo/Man Band, que tal como o nome indica é composto por actuações a solo, por parte de multi-instrumentistas, nacionais e estrangeiros, masculinos e femininos. O festival divide-se entre as cidades de Beja e Portalegre e conta com a norte-americana Terry Lee Hale, o canadiano Zoe Boekbinder e os portugueses Nicotine´s Orchestra (de Nick Nicotine), Rita Braga e Emmy Curl, pseudónimo de Catarina Miranda.

A programação completa do festival é a seguinte:
Dia 17 de Maio – Teatro Pax Julia, Beja: Terry Lee Hale / Rita Braga
Dia 18 de Maio – Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre: Terry Lee Hale / Rita Braga; – Teatro Pax Julia, Beja: Emmy Curl / Nicotine´s Orchestra / Zoe Boekbinder
Dia 19 de Maio – Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre: Emmy Curl / Nicotine´s Orchestra / Zoe Boekbinder
.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Indiscreto Charme Chunga da Espiga

Se te lembras do Dia da Espiga, então é porque não foste ao Dia da Espiga.


 Fenómeno: na Espiga há sempre um carro que se enterra na areia em intervalos de 15 minutos.

O Dia da Espiga acontece sempre numa quinta-feira, quarenta dias depois do Domingo de Páscoa, e, como noutras datas, confundem-se os significados pagão (ligado ao culto da fertilidade, a passagem dos rigores do Inverno para a bonança estival) e religioso. Manda a tradição que neste dia os jagozes (aka nativos da Ericeira) se juntem à volta de diversos petiscos bem regados com tinto carrascão e a cerveja de eleição. De há uns bons anos para cá, os mais jovens reúnem-se logo na noite de quarta-feira, sobretudo na Foz do Rio do Lizandro, onde acampam até as energias deixarem. Se tradicionalmente neste dia se ia ao campo colher um ramo formado por espigas de cereais e flores, o que acontece na prática é uma aglomeração impressionante de gente com enorme vontade de comer e beber até cair.

O que se diz sobre os anos 60 é, de certo modo, aplicável ao Dia da Espiga: se te lembras de muitas coisas, então é porque não o viveste e, de facto, uma das poucas lembranças que guardo dos primeiros anos da Espiga é a de cambalear enquanto perseguia o Paulo Gonzo e a Sofia Aparício, num daqueles raros momentos em que se recupera a consciência e se consegue perceber o que está a acontecer, no meio de uma bebedeira monstra. O aspecto patético desta perseguição freak não pode, mesmo assim, ser aproveitado por ninguém porque todos à volta estão normalmente em estado equivalente ao teu ou pior.

A Espiga é uma celebração tóxica muito democrática. A sua beleza passa também por aí: ninguém pode gabar-se de ser a pessoa que acorda com a aparência mais digna e agradável. Os sinais de desgaste e excesso são mais ou menos constatáveis em todos. Não há glamour que resista à Espiga e as seguintes fotos revelam isso também.


Link para o artigo integral realizado em conjunto com Miguel Arsénio e publicado originalmente na Vice.

sábado, 12 de maio de 2012

Sines soma e segue

.
O cartaz da 14.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, a realizar em Sines em Julho está cada vez mais rico. Desta feita pela via do anúncio de vários projetos de colaboração entre músicos de continentes diferentes. Entre eles, a estreia do americano Marc Ribot – que participou no recente Lisboa Mulata – com os portugueses Dead Combo, que estão no top americano do itunes, muito graças ao empurrão dado pelo excelente episódio do programa No Reservations gravado por Anthony Bourdain em Lisboa. Destaques também para o projecto Zita Swoon Group, do belga Stef Kamil Carlens com dois griots (google it!) do Burkina Faso, a parceria entre a orquestra suíça Imperial Tiger Orchestra e a cantora etíope Hamelmal Abaté, a dupla franco-maliana Kouyaté-Neerman e o encontro de Detroit (EUA) e Lagos (Nigéria), através do enorme baterista que dá pelo nome de Tony Allen. Melhor mesmo é consultar o extenso programa do FMM 2012.
.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamene aqui.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ritz Clube para todos os gostos

.
Como já tínhamos anunciado, o Ritz Clube está prestes a reabrir as portas. E pela programação de Maio, a renovada sala lisboeta promete tornar-se um caso sério na movida da capital. Sempre de terça-feira a domingo, para descansar à segunda. Entre os dias 17 (que marca a reabertura propriamente dita) e 31 deste mês, vão passar pelo palco do nº 57 da Rua da Glória nomes como Jorge Palma, Linda Martini, Nelassassin, Diabo na Cruz, Marta Hugon, Dealema e Ena Pá 2000. A festa de inauguração, no dia 17, conta com dois DJ Sets de peso (Zé Pedro vs Luís Varatojo; Murdering Tripping Blues) e o programa completo de Maio é o seguinte:

Dia 17: Zé Pedro vs Luís Varatojo (dj set) + Murdering Tripping Blues (dj set)
Dia 18: Jorge Palma + os yeah! (dj set)
Dia 19: Match Attack 1st Year
Dia 20: Dealema
Dia 22: Madame Musgat apresenta O Anjo Azul + Jelly Jumpers (dj set)
Dia 23: Diabo Na Cruz + Donas de Casa aos Pratos (dj set)
Dia 24: JackYaBody (Dj Rokk + Pixel 82 + Kenny Killer)
Dia 25: Linda Martini + Quim Albergaria + Sono (dj set)
Dia 26: Nelassassin + Nery + 18 d´Atalaia (dj set)
Dia 27: Tell Ritz
Dia 30: Marta Hugon
Dia 31: Ena Pá 2000 + Trash Sessions (dj set)
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sessões Hot

.
O mítico Hot Club, renascido das cinzas, vai receber, neste mês de Maio e pelo terceiro ano consecutivo, uma série de colóquios / masterclasses musicais gratuitas e abertas ao público em geral. As Hot Club Songwriters Series 03, moderadas por Mafalda Costa, decorrem durante uma semana e contam com diversas figuras da música portuguesa: o público poderá aproveitar para colocar questões a António Zambujo (dia 14), Legendary Tigerman (dia 15), Deolinda (dia 16), Dead Combo (dia 17) e Rui Reininho (dia 18), que discorrerão sobre escrita de canções e de letras, gestão de carreira, interpretação e métodos de trabalho. Estes encontros terão lugar na nova sede do clube, na Praça da Alegria, e acontecerão sempre às 19:00.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O legado de John Peel, à distância de um click

.
O legado (ou parte significativa, pelo menos) de John Peel, falecido em 2004, começou ser disponibilizado na internet, por iniciativa do John Peel Center For Creative Arts, desde o início de Maio. Num site criado para o efeito, vai sendo feito o upload da colecção do influente jornalista de música, DJ e radialista britânico, responsável pelas míticas "Peel Sessions". Todas as semanas serão disponibilizados 100 álbuns dos mais diversos estilos musicais, prevendo-se que ao longo dos próximos seis meses fiquem acessíveis cerca de 2600 discos. No site podem encontrar-se também vídeos, fotografias e ligações para intervenções radiofónicas ou para o blog desta grande iniciativa.
As palavras do diretor do John Peel Center For Creative Arts, Tom Barker, tratam de aguçar ainda mais a curiosidade de qualquer melómano:
"Cada leva de 100 discos será acompanhada por um mini-documentário em vídeo sobre um dos artistas da semana. Essas levas são bem especiais, já que os artistas foram escolhidos pela Sheila, esposa do John, e pelos seus filhos – então, todos eles são artistas que significavam algo para o John e para a sua família.
Entrando no site, vê-se o estúdio caseiro de John Peel, a partir do qual se pode aceder ao conteúdo da sua coleccão de discos, cujo acervo vai crescendo a cada semana, acontecendo o mesmo com os vídeos, fotos, gravações das "Peel Sessions" e programas de rádio. Uma vez dentro da colecção, podemos vasculhar as prateleiras da discoteca, fazendo as escolhas dentro dos discos disponíveis como estivéssemos fisicamente no estúdio do John. É possível ver os cartões manuscritos que o John redigia para cada álbum, as capas dos discos, assim como ouvir as faixas através do Spotify e do iTunes, onde estes serviços estiverem disponíveis
".
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Out Jazz vai espalhar música por Lisboa

.
Começa já amanhã e prolonga-se até ao fim de Setembro, sempre às sextas-feiras e aos domingos. Em formato concerto ou DJ Set, a música vai andar à espreita por miradouros, jardins, ascensores e outros locais menos habituais da capital. O Out Jazz deste ano conta com uma infinidade de nomes – de Rocky Marsiano a Mr. Mute, passando pelos trios de Filipe Melo e Júlio Resende, just to name a few. O melhor mesmo é consultar aqui o programa completo ou passar pelo facebook do evento. E esperar que São Pedro nos deixe trocar os chapéus-de-chuva pelos óculos-de-sol.
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretmanete aqui.