quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aula de dub no Musicbox

.
Um dos maiores mestres do dub da actualidade honra-nos com a sua presença no próximo mês. Sábado, 17 de Novembro, o músico e produtor Mad Professor (que tem trabalhado com músicos fora do universo reggae, como Massive Attack) encabeçará mais uma Musicbox Heineken Series que, como é fácil de perceber, terá lugar no clube do Cais do Sodré. A primeira parte está a cargo de Cooly G e a entrada, que vale € 10,00, dá direito a uma bebida.
.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais precisamente aqui.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dia da Bruxa no Misty Fest

.
Já aqui demos conta da muito aconselhável programação musical do Misty Fest, que se realiza entre os dias 1 e 19 de Novembro, entre várias salas de Lisboa, Sintra e Porto. Hoje lembramos que este festival, que se inicia precisamente de hoje a uma semana, é inaugurado (bem a propósito, aliás) pela bruxa que dá pelo nome da Allen Halloween. O rapper de Odivelas leva a sua poesia das vielas e ruas mal-afamadas até ao palco do Cinema São Jorge, num concerto que promete surpresas e se trata da sua primeira apresentação num contexto de festival urbano. Fica o convite.
.
.
Publicado originalmente no Boyspace, mais concretamente aqui.

B Fachada reinterpreta Sérgio Godinho

.
Com a chuva a cair e o frio a chegar, é altura para o (último, antes de prometido retiro sabático?) disco de Inverno de B Fachada. E o cantautor propõs-se reconstruir/regravar nada menos que o primeiro LP de Sérgio Godinho, Os Sobreviventes, editado há quarenta anos. O álbum, que chega às lojas no próximo dia 12 de Novembro, conta com dois convidados especiais: Francisca Cortesão, dos Minta & The Brook Trout, e João Correia, dos Julie & The Carjackers. De acordo com o press release da Mbari, esta nova versão de Os Sobreviventes (gravada por Fachada em 2011, entre o Deus, Pátria e Família e o CD homónimo com que fechou esse ano) é composta por canções do Portugal da ditadura mas que parecem escritas a retratar o tempo presente, como nos casos de “Que Força é Essa” ou “Senhor Marquês”. Chegam, portanto, bem a tempo deste Inverno do nosso descontentamento.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ribeira Surf Camp reduzido a escombros

Já pouco resta daquilo que foi o Ribeira Surf Camp.
.
Pó e destroços. É esta a imagem que fica na retina de quem se dirigir a Ribeira d’Ilhas. Hoje de manhã, funcionários da Câmara Municipal de Mafra (CMM) entraram no surf camp da icónica praia da Ericeira (envoltos em polémicos processos de expropriação e requalificação de que temos dado conta) e, com o auxílio de um caterpillar, iniciaram o processo de demolição das infraestruturas ali existentes, nomeadamente o bar, como se pode ver pelas fotografias na fotogaleria em baixo (Fotos: Hugo Rocha Pereira).

De acordo com o que o vereador José Bizarro tinha declarado à SURFPortugal em Agosto, concretizada a posse administrativa do Ribeira Surf Camp, a CMM pretendia começar as obras no passado mês de Setembro, para ter a requalificação da praia pronta no início da próxima época balnear. No entanto, a autarquia não pôde avançar com as obras na altura prevista por aguardar o visto do Tribunal de Contas (TC) ao contrato de adjudicação da empreitada, autorização que se atrasou porque o TC detectou uma discrepância nos prazos da obra na documentação do processo, obrigando a Câmara a rectificar o contrato e a proposta.

A SURFPortugal vai continuar a acompanhar este caso, trazendo-te todos os desenvolvimentos e novidades.
.
Link para a notícia e fotogaleria, publicadas originalmente no site da Surf Portugal.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PAUS e CCBeat: Estamos Juntos

.
Lá para o fim do corrente mês, mais precisamente no próximo dia 26, os PAUS vão até ao Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. E trazem novidades e um presente para a festa do CCBeat: convidaram os You Can’t Win, Charlie Brown e, ainda, Fábio Jevelim (de Riding Pânico) para irem a estúdio, de onde saíram com três músicas (semi-)novas – “Cinema Lido”, “Salsa Galáctica” e “Carlos” –, que compõem um EP relâmpago intitulado Estamos Juntos que vão oferecer a todos os que marcarem presença no concerto. Os preços para o concerto variam entre os 5 e os 15 euros.
.
.
Publicado no Bodyspace, mais concretamente aqui.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O regresso dos Titans a Lisboa

.
No início do próximo mês os enormes Black Bombaim estão de regresso a Lisboa. Quem esteve na Galeria Zé dos Bois em Maio certamente quererá apanhar nova pedrada sonora de proporções titânicas; e quem ainda não teve a oportunidade de ver o trio barcelense ao vivo só tem a ganhar se responder à chamada, que tem lugar no Music Box a 3 de Novembro. Os bilhetes custam € 6,00 e a primeira parte do concerto será assegurada pelos Cuzo, com os quais os Black Bombaim partilharam ainda este ano uma tour por terras de Espanha.
.
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ruído global, manifestação cultural

.
O próximo dia 13 de Outubro será uma jornada de protesto internacional contra as causas da crise económica e as consequências da austeridade; e este Global Noise terá no slogan “Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas” a ressonância portuguesa da turbulenta cacofonia, numa manifestação que terá uma componente cultural bastante vincada, com eventos de música, dança, teatro, poesia, pintura e outras formas de arte – no texto que apresenta esta manifestação lê-se que "a cultura é imprescindível para a consciência de um povo, e é essa própria consciência que por sua vez cria e dá conteúdo à cultura. Os profissionais da cultura não são excepção à situação exasperante em que o país e o mundo se encontram actualmente: é imprescindível reagir, é impensável não o fazer". Do cartaz musical anunciado para a Praça de Espanha destacam-se nomes como Dead Combo, Brigada Vitor Jara, Camané, Rádio Macau, Manuel João Vieira, Vitorino, Carlos Mendes, Toca Rufar, A Naifa, Chullage ou Diabo na Cruz.
.
 .
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Buraka intercontinental, Som Sistema documentado

.
Os próximos tempos continuarão a ser agitados para uma das bandas portuguesas em actividade com mais internacionalizações. Até ao fim do ano os Buraka Som Sistema visitam três continentes enquanto preparam um documentário. A digressão passa pela Índia (três datas noutras tantas cidades, entre o fim de Outubro e o início de Novembro: Deli, Calcutá e Pune), Moçambique – concerto em Maputo, a 9 de Novembro – e Itália, com dose dupla entre Roma e Milão, a 30 de Novembro e a 1 de Dezembro, respectivamente. E ainda arranjam tempo para realizar um documentário sobre a sua carreira. Com imagens captadas pelos EUA, Brasil, México ou Angola, contará com depoimentos de nomes como M.I.A., Santigold ou Diplo e outras individualidades da indústria musical.
 .
.
Publicado originalmente no Bodyspace, mais concretamente aqui.

Entrevista Richie Campbell

.
Publicado originalmente na revista Surf Portugal # 236, de Setembro 2012